Hierarquia da Igreja Católica Romana

23/04/2011 22:32

A Igreja Católica como todas Instituições, por questão de organizações, simbolismo e representações.  Existem cargos de acordo com a necessidade da Igreja. Assim se forma a Igreja, iniciando da base que é o que sustenta esta:

LEIGOS (Fiéis, Agentes de Pastorais, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucarista, Coroinhas e Seminaristas) - são os principais constituintes da Igreja, nesta classe está inserida todo o povo que participa ativamente das missas.

DIÁCONOS- responsável por auxiliar os párocos em celebrações e administrações de sacramentos. Os diáconos podem realizar celebrações com distribuição da comunhão e conduzir o batismo e os casamentos, quando necessário. Existe o diácono não-permanente, que é aquele que está se preparando para o sacramento da Ordem (sacerdócio) e os permanentes, que são homens casados, que são escolhidos para desempenhar tais funções.

PADRES- responsáveis por uma igreja, ou  Paróquia. Também chamados de sacerdotes, vigário e pároco. O padre no momento da missa, é a pessoa de Cristo, por isso devemos honrá-los. Sabemos que embora tenham compromisso inteiramente com a  Igreja, sabemos que são pessoas humanas e que tem suas fraquezas, e não podemos condená-los por isso. Devemos rezar pedindo o aumento e santificação do clero. O padre realiza todas as atividades de uma igreja e tem domínio sobre ela. Existem títulos para alguns padres, como o pároco de uma Catedral é chamado de cura, um padre escolhido pelo bispo para que o bispo possa consultá-lo em algumas decisões é chamado de cônego[já em extinção] e monsenhor, reconhecimento do papa aos padres mais 'jovens', por sua vida dedicada à Igreja; é também concedido ao padre que é nomeado bispo.

BISPOS- são padres escolhidos pelo papa para governarem uma diocese. Diocese é um conjunto das Igrejas que são dividas por regiões. O bispo é o único que administra o sacramento do Crisma e da Ordem. Realiza as principais missas na Catedral, que possui uma cadeira chamada cátedra, assento reservado apenas aos bispos. Os bispos que administram dioceses maiores (Arquidioceses) são chamados de Arcebispos. Existe o título de Arcebispo Metropolitano que é o bispo que é 'responsável' pela Arquidiocese Metropolitana, conjunto de dioceses. Embora o Arcebispo Metropolitano seja responsável por um conjunto de dioceses, ele apenas comanda sua arquidiocese.

CARDEAL- são arcebispos que recebem este título do papa. São os conselheiros e representantes do Papa. Quando o papa morre, são eles os responsavéis pela escolha do novo. 

PAPA- O Sumo Pontífice, o Bispo de Roma, o Sucessor de Pedro. O chefe da Igreja Católica. Responsável pelas principais decisões da Igreja.

DEUS- dispensa comentários. O criador de tudo e todos. O alicerce da Igreja.